Departamento de Economia, Sociologia e Gestão


O Departamento de Economia e Sociologia (DES) foi, desde a sua criação em 1976, um dos pilares da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Com a integração da oferta educativa na área de Gestão o DES deu lugar, em 2002, ao actual Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG).
O DESG é hoje um dos três departamentos que compõem a Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) da UTAD, constituindo uma unidade “dirigida à realização continuada das actividades de ensino, de investigação científica, de difusão do conhecimento e de prestação de serviços especializados” (Regulamento da ECHS).
Nas áreas científicas que lhe são afectas, o DESG tem como finalidades:
  Ao nível das actividades de ensino: Assegurar e estimular a formação intelectual e profissional dos seus estudantes de forma a prepará-los para a vida activa e para a cidadania;
  Ao nível da investigação: Produzir, consolidar e difundir conhecimento (fundamental e aplicado), bem como promover a cooperação e intercâmbio (científico, técnico e cultural) com outras instituições nacionais e estrangeiras;
  No âmbito da extensão universitária: Contribuir para o desenvolvimento das populações que serve através da prestação de serviços à comunidade e da dinamização de projectos de intervenção social, científica e cultural.
Numa óptica de organização interna, o DESG procura oferecer um ambiente de crescimento e valorização pessoal e profissional dos seus colaboradores e de interação interdepartamental, assente numa gestão eficaz e eficiente dos seus recursos nas diferentes vertentes de actuação (ensino, investigação e extensão).
No que respeita à oferta formativa, o DESG tem sob a sua responsabilidade directa quatro cursos de licenciatura (Economia, Gestão, Serviço social e Turismo), cinco cursos de Mestrado (Gestão, Empreendedorismo; Ciências Económicas e Empresariais; Gestão dos Serviços de Saúde; Serviço Social)​, e um curso de Pós-Graduação (Contabilidade e Finanças). Colabora ainda com diversos cursos da UTAD (distribuídos pelos diferentes níveis de formação - 1º, 2º e 3º ciclo), através da leccionação de um conjunto de unidades curriculares do seu âmbito científico.
A investigação assume um papel crucial no conjunto de actividades do Departamento. Neste âmbito, o DESG está associado ao Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a classificação de BOM. 
Mais informação sobre as actividades de investigação pode ser encontrada em http://www.cetrad.info/, ou nas páginas individuais dos docentes.
A cooperação institucional com outros departamentos da UTAD e as parcerias estabelecidas com unidades externas (serviços estatais nacionais e regionais, associações representativas de diferentes sectores de actividade, cooperativas e empresas públicas e privadas), ao nível da promoção da formação profissional, da organização de reuniões científicas e seminários de investigação, do apoio a iniciativas dos alunos e do lançamento de publicações fazem também parte do capital do DESG.
A estrutura interna do DESG inclui: 
  Um corpo directivo, do qual fazem parte um director e um vice-director;
  Um corpo docente constituído por 43 elementos, 33 dos quais com doutoramento. 
  Um corpo não docente constituído por três assistentes técnicos.